Gostou do blog? Divulgue!

sábado, 20 de fevereiro de 2010

BBB

Metros à frente, uma pequena multidão aglomerava-se em forma de círculo, acompanhando algo que acontecia em seu interior. Chegando mais perto, vi uma equipe de filmagem que entrevistava uma pessoa. Alguns engraçadinhos se postavam atrás do entrevistado, fazendo gracinhas para a câmera.
— É pro “Big Bródi” — informou-me um pedreiro que, com ferramentas na mão, descansava um pouco da labuta.
É coisa rara ver equipes de filmagem na rua, de tal forma que fiquei por ali, acompanhando com curiosidade o serviço do repórter e dos técnicos.
Uma mocinha, que também fazia parte da equipe de filmagem, aproximou-se e puxou conversa:
— O senhor não quer falar um pouquinho sobre o Big Brother? Parece tão distinto, queremos aumentar nossa audiência com as classes A e B...
— É... mas...
— Não precisa ficar tímido, é coisa rápida.
— Tá bom, você que sabe.
Levou-me então até uma maquiadora, que passou um pouco de pó no meu rosto, para diminuir o brilho da pele na hora da gravação. Poucos minutos depois, estava de frente para o câmera, recebendo umas dicas do diretor.
— É coisa rápida, o repórter vai te fazer uma pergunta e o senhor responde sem olhar pra câmera, ok?
— Tudo bem.
Em seguida, a ordem do diretor:
— GRAVAR!
E o repórter então pergunta:
— E o senhor? Quem acha que ganha o Big Brother? Marcelo Paredão, Shirlley Scheilla ou Ana Sex?
— Bom, na verdade eu não acompanho muito o programa, só sei o que o pessoal comenta nas ruas. Na hora do programa eu prefiro ler alguma coisa, pode ser liter...
E o diretor, incontinenti:
COOOORTAAAA!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A palmeira andróide de Belo Horizonte




Recentemente voltei a visitar Belo Horizonte. Após passear pela Savassi, onde estão algumas boas livrarias da cidade, procurei um ponto de ônibus para retornar ao hotel, quando uma palmeira próxima chamou-me a atenção. Parte do seu tronco havia sido coberta com cimento, e pela extensão julgo que fizeram aquilo por causa de alguma doença que corroera parte dele.

Não sei se os ambientalistas e biólogos julgariam uma idéia correta ecologicamente ou ficariam horrorizados. Mas que a "obra" ficou interessante, ficou...

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Um cão como amigo



Não há muito o que falar da foto acima. Apenas lamento que um homem tenha, provavelmente como único amigo, um cão.

Essa foto foi tirada por mim no ano passado, de um prédio na Praça da Sé, em São Paulo.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Ajuda para São Luiz do Paraitinga




Não conheço São Luiz do Paraitinga. Tomei conhecimento da cidade pela primeira vez a poucos anos, quando conheci a SOSACI (Sociedade dos Observadores de Saci), uma organização cultural ali sediada que tem como meta preservar a cultura popular do país.Desde então visitá-la está em meus planos de viagem. Pesquisando pela internet, descobri não só a sua riqueza arquitetônica, mas também a riqueza cultural do povo. Em São Luiz estão sediadas não só a SOSACI, mas também o Instituto Elpídio dos Santos, um músico popular que fez as trilhas de filmes do Mazzaropi. A cidade também é terra do cientista Oswaldo Cruz; na casa onde ele nasceu funciona hoje um centro cultural, felizmente preservado após os temporais, por estar localizado em um morro.
Por toda essa riqueza artística, entristeceu-me muito ver o caos ali instalado após as chuvas da virada do ano. Casarões históricos e duas antigas igrejas, incluindo a matriz, foram destruídas (na foto acima vê-se a matriz antes e depois das chuvas). Tais perdas não são apenas físicas, mas podem interferir diretamente na qualidade de vida dos moradores, que tem no turismo uma das principais fontes de renda.
Tendo em vista o caos instalado na cidade, abriu-se uma conta para que se possa auxiliar a sua reconstrução. O governo estadual também já se prontificou a ajudar. Mantimentos, água, remédios e material de limpeza também estão sendo doados em cidades próximas (confira a lista dos postos de arrecadação no site http://www.ajudeparaitinga.com.br/ajude/).
Enfim, lembremos que a grande força motriz de São Luiz está no turismo. Por isso, quando a cidade já oferecer condições de hospedagem, não deixemos de visitá-la. Eu, por exemplo, continuo incluindo São Luiz entre meus próximos destinos no Brasil, e espero que, em breve, eu poste aqui as fotos da cidade, que talvez esteja ainda mais bela e valorizada.Por fim, apenas para relembrar um incidente parecido, a histórica Cidade de Goiás, terra de Cora Coralina e antiga capital do Estado, também foi atingida por fortes chuvas em 2002. Foi reconstruída e continua atraindo turistas.
Veja um pequeno vídeo sobre a situação de São Luiz: http://www.institutoelpidiodossantos.org.br/
Para doações em dinheiro:
Razão Social: Prefeitura Municipal da Estância Turística de São Luiz do Paraitinga
CNPJ: 46.631.2480001-51 ENDEREÇO: PRAÇA OSWALDO CRUZ, 03 CENTRO CEP: 12140-000 - SÃO LUIZ DO PARAITINGA, SP


CONTAS BANCÁRIAS PARA DOAÇÕES:

CAIXA ECONOMICA FEDERAL AG. 2898 AGÊNCIA MAZZAROPI OP. 006 - C/C 12-2

BANCO DO BRASIL AG. 076-0 C/C 202020-3


Fontes das fotos:


http://www.cnbsp.org.br/portal/arquivos/Imagem/DSC05997.JPG
http://www.saoluizdoparaitinga.sp.gov.br/matriz.htm
http://f.i.uol.com.br/folha/cotidiano/images/10006323.jpeg
http://f.i.uol.com.br/folha/cotidiano/images/10002197.jpeg